domingo, 7 de março de 2010

30 anos do Pólo Petroquímico, eu e você fora da festa!

Semana passada, acessando o jornal Camaçari Notícias, li uma matéria intitulada “Memorial 30 anos do Pólo Industrial será implantado em junho” e fiquei logo curioso e entusiasmado, pois, quem me conhece sabe, sou bairrista assumido, apaixonado por minha terra e tudo que a ela se refere logo me chama a atenção. A notícia, assinada pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Camaçari no início é animadora, informando que em junho próximo a cidade ganha um mais do que justo memorial sobre os 30 anos do maior complexo industrial integrado da América do Sul.

Fala ainda da realização na cidade de um seminário sobre qualificação profissional e da recuperação das vias de acesso ao Pólo que estão abandonadas a muitos anos, pondo em risco a vida de chefes de família que vão em busca do pão de cada dia. Como camaçariense, tomar conhecimento de todas essas informações me deixou muito feliz, o que não durou muito tempo, pois, ler os dois últimos parágrafos, os quais abaixo eu transcrevo, foi desolador:

“A programação comemorativa aos 30 anos do pólo começa oficialmente dia 26 de junho, com a apresentação especial da cantora Maria Bethânia, acompanhada pela orquestra sinfônica da Bahia, no teatro Castro Alves. Na manhã do dia seguinte, acontece a inauguração da segunda linha de produção da Bahia Pulp.

À tarde, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, junto com o governador Jaques Wagner, abre o Fórum Empresarial-Pólo 30 anos, no hotel Bahia Othon Palace. Um grande show com Armandinho Macedo e a orquestra sinfônica da Bahia, dia 29, encerra a programação."

O Pólo é em CAMAÇARI, mas as “pomposas” comemorações com a presença do Presidente da República, Governador do Estado, shows de Bethânia, Armandinho e Orquestra Sinfônica da Bahia serão em Salvador, no Teatro Castro Alves e no Bahia Othon Palace, onde 99,9 % dos mais 200.000 habitantes daqui não terão acesso. Uma pena!

Como filho de um dos milhares de trabalhadores que derramaram seu suor, empenhando sua força de trabalho na construção do complexo petroquímico, fico muitíssimo triste com essa pseudo-comemoração aos 30 anos do pólo. Em data tão importante o COFIC/POLO deveria voltar-se mais para o desenvolvimento da terra que os abriga: CAMAÇARI, que a exceção da arrecadação de impostos que fica por aqui (e esta somente porque ainda não há como transferirem para Salvador), sempre foi deixada de lado pelas iniciativas do complexo...

O preconceito com Camaçari e a seu povo já começa pelo acesso aos melhores cargos, pois, dificilmente processos seletivos para as boas vagas nas grandes empresas do Pólo são sequer divulgadas na cidade e quando alguém daqui fica sabendo e ousa-se a participar, tem que mudar o endereço no currículo dizendo que mora em Salvador. A nós, restam as “bocas” (vagas) nas “gatas” (terceirizadas) durante as “paradas” (das máquinas para manutenção).

O Pólo Petroquímico não é em Camaçari, então por que não se comemora tudo em Camaçari? Melhor seria se a matéria “Memorial 30 anos do Pólo Industrial será implantado em junho”, terminasse da seguinte forma:

“A programação comemorativa aos 30 anos do pólo começa oficialmente dia 26 de junho, com a apresentação especial dos cantores PAULO CARRILHO, CAROL ASSEMANY E NADJA MEIRELLES, acompanhados pela BAMUCA, no TEATRO DA CIDADE DO SABER PROFESSOR RAYMUNDO PINHEIRO. Na manhã do dia seguinte, acontece a inauguração da segunda linha de produção da Bahia Pulp.

À tarde, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, junto com o governador Jaques Wagner, abre o Fórum Empresarial-Pólo 30 anos, no RESORT, LOCALIZADO NO DISTRITO DE ITACIMIRIM, EM CAMAÇARI. Um grande show com ARTISTAS LOCAIS e a FILARMONICA 28 DE SETEMBRO, dia 29, encerra a programação EM PALCO MONTADO NA PRAÇA ABRANTES.”

Ou até que se mantivesse a programação com os mesmos artistas, mas que fosse realizada aqui, afinal nós, que recebemos o ÔNUS da poluição, do trânsito engarrafado na Via-Parafuso e centro da cidade, da superpopulação com crescimento desordenado de favelas também merecemos esse BÔNUS de termos os shows de Maria Bethânia, OSBA e Armandinho Macedo realizados em nossa amada cidade.

Danival Dias
danival.dias@gmail.com [mail]
danivaldias@hotmail.com [msn]
www.twitter.com/danivaldias

Publicado originalmente em 07/02/2008 no jornal Camaçari Notícias, disponível em http://www.camacarinoticias.com.br/leitura.php?id=28416

Nenhum comentário: